July 3, 2017
Vivemos em uma época de rápidas mudanças globais, uma era em que as demandas de uma população crescente estão mudando as prioridades humanas no sentido da manutenção dos requisitos fundamentais para proteção da vida. O sistema socioeconômico do passado, calcado na produtividade a qualquer custo, gerou padrões de consumo instável, dano ambiental e um esgotamento sem precedentes dos recursos estratégicos do planeta. Há uma solução, a despeito desse cenário cada vez mais preocupante com o qual nos deparamos: alinhar as necessidades do homem e da natureza para acelerar uma transformação revolucionária dos processos industriais. Nossa geração é a primeira capacitada pela inovação e pelo desenvolvimento tecnológico à frente de um esforço concreto para promover critérios mais sólidos de governança ambiental, social e empresarial em todos os setores. Essa atitude será essencial para garantir um futuro próspero para toda a humanidade.
A construção em nosso novo escritório técnico está quase concluída.
Esse é um tema predominante que se aplica em particular ao setor agrícola, famoso por ter salvo 1 bilhão de pessoas da fome durante a Revolução Verde ocorrida na década de 1960. Embora a agricultura industrializada e a ascensão do manejo agrícola artificial permitiram que uma crescente população prosperasse no novo milênio, atualmente as técnicas agrícolas baseiam-se na utilização de quantidades insustentáveis de água, energia e agroquímicos sintéticos (muitas vezes sem a devida consideração dos eventuais efeitos adversos a longo prazo para nosso meio ambiente e saúde). Responsáveis pelo consumo de 70% da água potável disponível anualmente no planeta, pela erosão de quase 33% das terras aráveis de alta qualidade do mundo e por 30% das emissões de gases do efeito estufa, essas soluções arcaicas tornaram-se obsoletas ante os desafios modernos.
The Great Balancing Act
In order to sustainably feed 9.6 billion people by 2050 three needs must be met at the same time
Fonte: World Resource Institute (2016)
Liderança no Manejo Sustentável de Colheitas
A compreensão dos princípios fundamentais do manejo seguro, eficiente e sustentável de colheitas é essencial para seguir com a evolução do sistema agrícola na direção da produtividade a longo prazo. Embora os agrotóxicos sintéticos tenham se mostrado eficazes desde que sua utilização passou a ser dominante no curso da Revolução Verde, seus efeitos secundários tornaram-se uma preocupação considerável visto que cada vez mais esses compostos são responsáveis pela degradação de 10 milhões hectares de terras aráveis todos os anos. No lugar de sintetizar novas substâncias químicas para emprego em nossas plantações, adotamos uma abordagem inédita e inovadora: buscamos nossa inspiração no mundo natural.
A Necessidade de Gerenciar a Terra de Forma Segura e Responsável
Fonte: FAO (2016)
Aplicando conhecimentos técnicos específicos para cada praga e doença, além de uma compreensão especializada dos nutrientes necessários para desenvolvimento ideal de colheitas, nós formulamos a mistura mais eficaz de pesticidas naturais e fertilizantes para uso em nossas plantações. E, claro, um ingrediente importante dessa mistura é o nim. O extrato de óleo não mata pragas de forma instantânea e indiscriminadamente, em vez disso ele seleciona apenas doenças, pragas e insetos nocivos. Assim, os polinizadores, os insetos benéficos e a fauna associada são poupados para continuar prestando os inestimáveis serviços de que o mundo (e a agricultura) precisa tão desesperadamente. O nim serve até mesmo como um fertilizante natural, capaz de reforçar o conteúdo orgânico do solo pela redução de sua alcalinidade e a produção de ácidos orgânicos a partir da decomposição. Por ser totalmente natural, essa dádiva da natureza associa-se aos micróbios do solo que nutrem as bactérias saudáveis, aumentam a capacidade de retenção de água e aumentam a aeração para garantir a saúde de solos produtivos e o desenvolvimento de raízes mais fortes em todas as culturas e por muitas gerações.
Cada árvore tem o maior cuidado e atenção em nossas plantações para alcançar os maiores rendimentos para as gerações vindouras.
Os produtos orgânicos estão quase atingindo massa crítica e se tornando uma nova fronteira da proteção e manejo de colheitas. Utilizados como pesticidas ou fertilizantes, os produtos naturais empregados no manejo de colheitas são os atuais salvadores agrícolas que atraem bilhões de dólares, tanto das emergentes start-ups quanto de pesos pesados como Monsanto, Bayer e DuPont. Empregando plantas naturais e derivados minerais, além de extensivos métodos para controle de pragas e melhoria de rendimento, evitamos todas as consequências prejudiciais associadas ao uso dos agroquímicos sintéticos.
Avançamos até mesmo no manejo de culturas naturais por meio da implementação de um sistema de pastoreio rotacional regular e sistemático em nossas plantações. Nesse sistema, os animais movem-se pelo terreno a fim de maximizar a quantidade e a qualidade do crescimento da forragem. As terras de pastoreio permitem que novas vegetações renovem as reservas de energia, o estoque de brotos e aprofundem os sistemas de raízes, garantindo uma máxima produção de biomassa a longo prazo. Isso melhora a fertilidade natural do solo ao mesmo tempo em que reduz os custos relacionados a tratamentos alternativos. Com a implantação de culturas e sistemas de manejo de colheitas orgânicas próprios derivados de práticas ecológicas mais modernas e antigas de nutrição vegetal e conservação do meio ambiente, nós garantimos a fertilidade ideal de nosso solo e a proteção constante das culturas em nossas plantações.
Proteção do Suprimento Global de água Pela Via do Exemplo
Considerada hoje um dos principais responsáveis pela escassez de água no mundo, a agricultura está secando rios, lagos e fontes de água subterrânea ao consumir 70% da água doce disponível anualmente no planeta. Essa situação é agravada pelo fato de que 56% da produção total de alimentos atualmente é proveniente de áreas com demanda hídrica elevada ou mesmo extrema. A boa notícia é que as práticas agrícolas naturais, orgânicas e ecológicas estão criando as condições para um novo e mais elevado padrão de utilização hídrica em todo o mundo.
Fonte: World Resource Institute (2016)
Utilizamos as tecnologias de irrigação mais eficientes e sustentáveis que o mundo tem a oferecer em nossas plantações e assim conseguimos calcular e distribuir as exatas necessidades hídricas para cada uma das nossas colheitas, diariamente. Usando os equipamentos fornecidos pela Netafim, os principais especialistas mundiais em infraestrutura e tecnologia de irrigação, somos capazes de conservar a maior quantidade de água para, faça chuva ou faça sol, garantir níveis adequados de hidratação para cada uma de nossas árvores de nossas plantações.
A fim de garantir uma gestão ainda mais segura dos recursos hídricos até mesmo durante os períodos mais secos do ano, estamos construindo um novo reservatório de água. Esse reservatório será utilizado como fonte extra em conjunto com a estação de bombeamento. Seu revestimento por meio de geomembrana de baixa permeabilidade servirá para evitar a perda hídrica e como proteção contra danos causados pela radiação UV e a exposição ao clima. Isso tudo complementará as barragens ecológicas e poços artesianos já instalados em nossas plantações, os quais têm uma capacidade combinada de mais de 1 milhão de litros de água.
Ao investir significativamente em nossas próprias barragens ecológicas, fortalecemos continuamente nossas reservas de água para atender as necessidades de toda a plantação com o menor custo de manutenção e meio ambiente possível.
Utilizando a Fonte de Energia mais Poderosa do Mundo: O Sol
A energia necessária para cultivo e colheita é um dos fatores mais caros e prejudiciais do manejo de plantações. Em vez fomentar a utilização global de combustíveis fósseis, estamos ampliando a capacidade de aproveitamento da energia limpa e duradoura do sol em todos os nossos projetos. Nosso objetivo final é atender às demandas de nossos sistemas de irrigação e instalações de forma totalmente sustentável e ambientalmente favorável. Por esse motivo, garantimos que todas as infraestruturas existentes em nossas plantações são projetadas para receber um suprimento fotovoltaico de energia solar.
Satisfação das Necessidades Básicas do Homem
Nosso maior desafio é transformar o arcaico sistema da agricultura moderna em um que assegure a satisfação das necessidades nutricionais de todos de forma segura, saudável e sustentável. Para alcançar esse objetivo, atuamos de forma contínua para preservar e restaurar habitats críticos, gerenciar cuidadosamente nosso suprimento de recursos e melhorar a condição do nosso solo e culturas de forma natural. Conquistamos altos rendimentos, garantimos a produtividade do solo e a qualidade ambiental a longo prazo por meio da compreensão e da prática especializadas da agricultura sustentável em todos os nossos projetos.
Quando nos envolvermos com as necessidades humanas básicas, nossa intenção é proporcionar menor risco e maior retorno em comparação com ativos tradicionais. Estamos certos de que, em um mundo exigente e merecedor de maior responsabilidade social, negócios sustentáveis como o nosso irão garantir um futuro mais consciente e rentável para todos.