July 3, 2017
Dado o aumento mundial das manifestações de climas severos e imprevisíveis, a ampliação de nossos projetos depende de nossa capacidade de superar os desafios concretos oferecidos por essas mudanças climáticas. Com a credibilidade do debate reforçada por especialistas da conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP21) e do Fórum Econômico Mundial, líderes políticos e financeiros de todo o mundo começaram a tomar as providências adequadas. Na condição de organização engajada no coração da produção agrícola, nós enfrentamos os efeitos tangíveis das mudanças climáticas em nossos projetos desde o início, mas continuamos até o presente momento investindo maciçamente em soluções para esses desafios. Embora nos orgulhemos de anunciar os níveis de produtividade rapidamente alcançados em nossas plantações, sabemos que esses e outros desafios precisarão ser levados em consideração durante as fases de implementação. Por isso, continuamos resolutos e firmes como sempre.
Ao olharmos para o futuro, nós e as demais empresas de gestão agrícola devemos nos preparar para um clima global marcado por incertezas. Com chuvas intermitentes, secas severas e a crescente imprevisibilidade no abastecimento hídrico, haverá uma maior pressão na cadeia de suprimentos agrícolas do mundo. Para fazer face a essas alterações e satisfazer exigências de licenciamento cada vez mais rigorosas, nós reforçamos a infraestrutura existente em nossas plantações além do inicialmente previsto por meio do desenvolvimento e da expansão de nossa rede de energia e da infraestrutura de fertirrigação.
DuplicaçãO Da Capacidade De Nossa Rede De Energia
Maiores extensões de terra e condições climáticas variáveis representam uma maior demanda de energia. Como o uso de energia para cultivo e colheita é um grande componente dos custos operacionais de qualquer fazenda, é imprescindível que a infraestrutura de distribuição de energia seja confiável e eficiente a todo momento. Portanto, estamos ampliando nossa rede de energia a fim de garantir uma maior disponibilidade de energia em cada área de nossas plantações. Com a aquisição de novos geradores e a instalação de redes complementares nas plantações, iremos dobrar nossa capacidade de energia e assim nos preparar melhor para as futuras incertezas climáticas. Essa capacidade complementar servirá para assegurar o emprego de uma quantidade suficiente de energia em todos os setores de nossas plantações, além de ampliar o alcance de nossa recém-construída estação de bombeamento para o manejo e a proteção da cultura.
AmpliaçãO Do Alcance De Nossos Sistemas De IrrigaçãO E FertirrigaçãO
A hidratação e a fertilização são duas considerações primárias relacionadas com o cuidado de culturas no manejo de plantações, mesmo na presença de condições ideais. As safras são afetadas por oscilações de temperatura, ventos e chuvas, bem como por mudanças climáticas. Conforme discutido em nosso recente boletim de previsões para 2016, este ano testemunhará um dos eventos de El Niño mais fortes desde 1950. Por essa razão estão previstas grandes perturbações, secas generalizadas em algumas áreas e graves enchentes em outras, em todos os continentes. O El Niño de 1997 custou US$ 100 bilhões em danos, dos quais uma considerável parcela se deveu à baixa produção agrícola. Se pelo lado positivo tais mudanças levam a previsões de aumento nos preços mundiais dos alimentos, no que tange às desvantagens elas nos impuseram a necessidade de reforçar ainda mais nossas reservas de água e os sistemas de fertirrigação.
Continuamos a cavar poços em nossa plantação que permitem a distribuição de 12.000 litros de água por hora cada.
A fim de garantir uma distribuição competente, eficiente e precisa de água e fertilizantes em nossas plantações mediada pela ampliação da nossa rede de energia, adquirimos dois novos conjuntos fertirrigadores Netafim para a FLG. A Netafim é especializada em tecnologias de irrigação e oferece uma experiência no cuidado de culturas agrícolas que utilizamos até hoje. Os chamados “fertikits” serão alojados no setor central da plantação para reforçar nossa já ampliada rede de irrigação. Da mesma forma que seus antecessores, os fertikits permitem a liberação de água e fertilizantes em quantidades e concentrações específicas nas nossas culturas. Trata-se do sistema de irrigação mais preciso e confiável do mercado, cujas características devem-se em grande parte ao fato de ser adaptável e de conseguir operar independentemente das condições de campo.
ConclusãO Do Novo Centro De Controle Do Sistema De FertirrigaçãO
Os especialistas responsáveis pela operação do moderno sistema de fertirrigação irão trabalhar em uma sala técnica e no depósito que estão sendo construídos no coração de nossas plantações. Por enquanto, essa sala está sendo construída adjacente à nova estação de bombeamento. Temos planos em andamento para construção de um espaço técnico e de análises na próxima fase do projeto.
A construção em nosso novo escritório técnico está quase concluída.
Essas novas instalações funcionarão como centro de todas as operações relacionadas a irrigação e fertilização. Elas também servirão como depósito para nossos módulos de fornecimento de fertilizantes e sistemas de bombeamento. Tais implementos consistem de seis grandes tanques nos quais o fertilizante é armazenado, bem de uma rede de irrigação controlada por meio de terminais Netafim.
Essa fase da construção será concluída no início de fevereiro e com isso a Electrovale, empresa brasileira especializada em irrigação, poderá instalar todas as bombas e os tanques necessários para a expansão. Nossa previsão é que esse novo sistema ampliado esteja funcionando plenamente até março.
Com a infraestrutura necessária em funcionamento, estamos bem adiantados para dar início à próxima fase do plantio de nim em nossas fazendas. Em breve nós daremos uma mostra do dinamismo da fase de implementação com uma atualização detalhada do processo relacionado com o transporte e plantio das primeiras 50.000 mudas que atualmente estão amadurecendo em nosso viveiro.