July 3, 2017
No manejo de terras agrícolas em climas tropicais, os meses do verão normalmente são dedicados aos cuidados de preparação da lavoura especificamente para a temporada mais seca, ao passo que os preparativos para as próximas fases do plantio são acelerados em antecipação das chuvas vindouras. No caso do nim, as características únicas e o eficiente ciclo de plantio da árvore, aliados ao emprego das mais recentes metodologias de agroecologia em nossos projetos, nos permitem avançar com o plantio mesmo durante os períodos mais secos do ano.
A atualização a seguir destacará os procedimentos específicos necessários para tal método revolucionário da agricultura moderna
A capacidade de plantar essa incrível árvore sempre-viva durante os meses de verão nos permite acelerar ainda mais a fase atual da plantação, com pouco menos de 300.000 árvores de nim distribuídas em 700 hectares das fazendas Palmeira Grande e Rio Grande. Tradicionalmente vista no Brasil como temporada incomum para o aumento das atividades de execução (devido às condições mais secas da época), nossa equipe de especialistas em agronomia criou um comprovado e eficaz sistema de plantio do nim durante todo o ano que é capaz de garantir rendimentos ambientalmente seguros, sustentáveis e produtivos por várias gerações.
À medida que encerramos a fase atual do plantio, nossas mudas de nim vão se desenvolvendo no viveiro para serem posteriormente transferidas para a plantação. Faça chuva ou faça sol, o ciclo de produção das mudas em desenvolvimento e o plantio do nim serão mais do que suficientes para acompanhar a rápida velocidade de expansão do projeto no terreno
Nova geração de mudas de nim em desenvolvimento no viveiro
Dando continuidade à expansão de nossos projetos e com as próximas etapas da plantação nas fazendas Palmeira Grande e Rio Grande bem encaminhadas, a próxima geração de mudas já está em nosso viveiro para receber cuidados iniciais e desenvolvimento nas matrizes de solo. Com capacidade para desenvolver, em determinado momento, mais de 72.800 mudas de nim provenientes das melhores árvores da região, esta seção da plantação representa o primeiro passo do longo e frutífero ciclo dessa árvore.
Cada colheita serve de oportunidade para os agrônomos selecionarem as árvores mais saudáveis e de melhor rendimento, as quais fornecerão as mudas para a próxima geração. Com a seleção de mudas de ótima qualidade, nós procuramos minimizar riscos e aproveitar ao máximo o potencial de rendimento e a vida útil das árvores de nim desde o início nas áreas destinadas ao plantio.
Podemos assim garantir que cada muda do viveiro recebe o máximo de cuidado e a atenção necessária para assegurar o maior potencial produtivo.
Depois de germinadas, o que normalmente leva até três semanas, as sementes são colocadas em sacos de cultivo com os nutrientes necessários para atingirem um crescimento ideal. Esses nutrientes são derivados de solo fértil misturado com estrume de galinha, pó de casca de coco e material orgânico reciclado a partir da limpeza da área das etapas anteriores do plantio. Em seguida as mudas são cuidadosamente assistidas por nossa equipe de agrônomos por até um ano antes de serem transferidas para plantio no campo. Por meio de uma cooperação mutuamente proveitosa com especialistas em nim e consultores convidados para trabalhar regularmente em nossas plantações, alinhamos interesses e garantimos que nossos trabalhadores recebem o melhor treinamento em cuidados e manejo do nim em todas as fases do desenvolvimento dessa árvore.
Preparação do solo para o plantio do nim na estação seca
Aplicando conhecimentos técnicos específicos para cada praga e doença, além de uma compreensão especializada dos nutrientes necessários para o desenvolvimento ideal de colheita no campo, nós formulamos a mistura mais eficaz de pesticidas naturais e fertilizantes para emprego em nossas plantações. Esse é particularmente o caso na fase mais recente do plantio do nim. Para aprender sobre o processo específico de preparação do solo, veja nosso vídeo anterior: A Jornada Do Nim: Do Viveiro Até As PlantaçõEs.
Agora que a estação chuvosa deste ano terminou, concluímos a implementação de sistemas de irrigação recém-desenvolvidos nas fazendas Rio Grande e Palmeira Grande. Atualmente em pleno funcionamento a toda capacidade, contamos com sólidas reservas de água e infraestrutura a fim de fornecer nutrição e sustento para nossas árvores de nim ao longo dos climas mais secos previstos pelos próximos três meses na região. Em vez de esperar a estação chuvosa para dar início às próximas etapas do plantio do nim, procedimento agrícola padrão em diversas culturas diferentes, nós continuaremos esta fase de implementação ao longo do ano.
O plantio de verão começa com a criação de uma base de fertilizante feita a partir de adubo orgânico, calcário, gesso e fosfato reativo. O material é colocado no local destinado a cada árvore e em seguida é adicionada uma camada extra de solo de cobertura para proteger a mistura contra quaisquer condições externas adversas.
O próximo passo é o mais importante para o plantio durante a estação seca. Nessa etapa, um polímero de gel de planta é aplicado durante o plantio para reter água e nutrientes em torno da base da raiz. Esse gel libera água e nutrientes a longo prazo para o sistema de raízes, servindo como uma reserva extra durante os meses mais secos do ano. O gel libera umidade no solo ao redor da base da árvore em estágios, eliminando perdas por evaporação e drenagem, mantendo as plantas mais saudáveis e vigorosas durante os primeiros e mais importantes estágios do seu desenvolvimento.
As folhas já estão brotando nas fazendas Rio Grande e Palmeira Grande
Depois do plantio, as árvores de nim (como acontece com a maioria das mudas) passam por um breve período de estresse à medida que lutam para deitar raízes permanentes. No entanto, uma vez que as raízes se firmam e começam a absorver a água e o adubo natural, as árvores começam a se recuperar para logo em seguida produzirem nova folhagem. É extremamente gratificante, para nós e nossas equipes, ver que as folhas de nim floresceram em questão de meses nas fazendas Rio Grande e Palmeira Grande. Cada vez mais tons de verde aparecem nessas áreas das plantações, provenientes das fases anteriores do plantio do início deste ano.
O ano de 2016 foi um ano de rápido desenvolvimento para os nossos projetos. Continuamos a desenvolver e implementar as mais recentes metodologias de agricultura produtiva e sustentável. Conseguimos obter licenciamento para continuar nossa expansão do plantio do nim, o que por conseguinte garantiu um rápido início das nossas próximas fases de implementação. Com uma equipe cada vez mais eficiente, especializada e o aumento da capacidade de nossos equipamentos, sempre que possível orientados pelas mais recentes inovações da agroecologia, nós nos esforçamos para desenvolver as plantações mais eficientes e ambientalmente sadias ao nosso alcance. À medida que limpamos mais terras e plantamos mais árvores, colocamos em prática as melhores metodologias sustentáveis de manejo e proteção agrícolas, e reforçamos nossa visão de trabalhar com recursos sustentáveis de valorização a longo prazo. No lugar de instrumentos financeiros complexos e sujeitos a riscos, nós administramos um ativo fundamental (terras agrícolas) capaz de produzir colheitas valiosas com frequência regular. Além disso, estamos apresentando mudanças fundamentais em nossa maneira de agir como espécie para resolver o maior desafio da humanidade: alimentar uma população global que cresce de forma exponencial.
Com o nível extra de segurança oferecido pela implementação de uma infraestrutura mais eficaz em todas as nossas plantações e utilizando as mais recentes tecnologias de agricultura sustentável, estamos numa excelente posição como co-investidores do projeto para obter rendimentos e lucros que irão durar por gerações. Nosso próximo vídeo intitulado “Expansão da infraestrutura necessária como manifesto do agromovimento” mostrará o início da construção de uma nova rede de estradas com 10 km (6,2 milhas), a construção de novos galpões para tratores nas fazendas PG e RG e a construção de novos escritórios e dormitórios para nossos agrônomos e para especialistas em visita às nossas plantações.